quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Victor Gaspar vulgo o ex-Tecnocrata de Bruxelas


"Vítor Gaspar, é agregado em Economia (Universidade Nova de Lisboa, 1992), doutorado em Economia (UNL, 1988), mestre em Economia (UNL, 1985) e licenciado em Economia (Faculdade de Ciências Humanas, UCP, 1982).

Entre outros, desempenhou os seguintes cargos: de Março de 2010 a Junho de 2011 foi Consultor no Banco de Portugal; de Janeiro 2007 a Fevereiro de 2010 foi Director do Gabinete de Conselheiros de Política Europeia da Comissão Europeia, em Bruxelas; de Setembro de 1998 a Dezembro de 2004 foi Director Geral de Estudos Económicos no Banco Central Europeu; de Outubro de 1994 a Setembro de 1998 foi Director do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal; de Janeiro de 1993 a Outubro de 1994 foi Consultor da Administração no Banco de Portugal; e foi Director do Departamento de Estudos Económicos no Ministério das Finanças no período de 1989 a 1992."

Fonte Oficial: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Governo/Perfis/Pages/VitorGaspar.aspx

Perguntarão vocês o porque desta citação tão extensa e ainda por cima a respeito de um Ministro da Res publica. Muito bem, passo a explicar. O Senhor em causa é detentor de um "Curricula" invejável quer técnica quer academicamente. Sim senhor e depois? Pois a questão é mesmo essa! Este senhor que saiu dos gabinetes onde a Burocracia Tecnocrática Europeia é diariamente lavrada mostra uma capacidade invulgar para tomar decisões sensatas!Mais "troikista que a Troika" disse o cassete Jerónimo -não simpatizo com o PCP e respectivo ideário- mas esmagar desta maneira com aumento de impostos doí e doí muito e sempre aos mesmos!

O Homem decide de uma penada onerar os Portugueses em dois bens que lhes são imprescindíveis: LUZ e GÁS. Como é sabido ninguém em seu perfeito juízo vai prescindir de ter luz nos seus lares ou Gás, portanto carregue-se no IVA! De 6% para 23%. Todos os Portugueses necessitam de luz para que possam ter uma vida minimamente condigna, por forma a garantir à sua prole a possibilidade de estudar à luz do candeeiro (talvez o intuito seja potenciar a venda de velas), grande parte dos lares precisa dessa mesma luz para aquecer as suas casas no Inverno ( as habitações em Portugal são todas óptimas no que ao aquecimento centralizado diz respeito). Estas e outras necessidades que poderia listar, mas cansaria quem vislumbra o Blogue.

Já o Gás: todos sabemos que todos os Portugueses podem comer duas a três vezes no Restaurante, no Snack Bar ou Pastelaria, portanto para estimular a Restauração vamos fazer com que os Portugueses cozinhem menos em casa para poupar na Factura do Gás e aumentar os proveitos no sector taxado a 13% de IVA, fica mais "baratinho" não fica senhor Ministro? Para não falar nos banhos. Sim porque a Higiene é um luxo só para alguns! Não basta toda a gama de Produtos de Higiene ser taxada a 23%, vamos também carregar no Gás com que aquecemos a água para nos lavarmos!Parece-me que os Balneários Públicos das Edilidades que os providenciam vão começar a ter filas intermináveis Senhor Ministro?!

Agora para ajudar ao ridículo desta tomada de posição vamos aguardar pela sua magnânima decisão no que respeita às Promoções Indevidas/Ilegais nas Forças de Segurança e Forças Armadas!? Também gostaria de saber para quando o Senhor vai pugnar para pôr cobro à vergonha dos Ajustes Directos dependentes, na maior parte das vezes, do vaticínio de um Presidente de Câmara ou Director Geral de um qualquer Instituto Público ou Empresa Municipal, na sua grande maioria falidas tecnicamente!

Assim vai o nosso Pobre País! A solução é sempre a mesma! Transferir o ónus de carregar os cofres do Estado com o aumento de receitas: reescalonamentos de Ivas, duplas tributações (I.A+IVA nos veículos), Impostos Especiais no Natal...sempre o Zé Povinho a levar porrada! E do lado da Despesa Senhor Ministro?!!!! Parece uma via de sentido único!

Sabemos que é capaz de Melhor! Mostre mais vitalidade em emagrecer a Máquina do Estado! Avance depressa com a extinção de organismos públicos, fundações e empresas municipais ruinosas! Generalize a contratação pública por via electrónica em canais online acessíveis a todos os comuns mortais e abertos ao escrutínio dos mesmos!

Coragem e sensatez é o que pedimos, ao invés de ficarmos desprovidos da mais comum das necessidades: cozinhar a nossa comida e andarmos "aseadinhos".

Muito mais haveria para dizer...mas fica para uma Próxima.

P.S: Sabemos que não é o Pai do Monstro, mas já que o adoptou tenha mais cuidado a tratar dos seus Padrinhos!

1 comentário:

  1. noutras era quem não tinha padrinho morria mouro. Era assim que se perida o Paraíso.
    Hoje perde-se a vida através dos nossos padrastos.
    viva a tecnocracia e o caudilhismo

    ResponderEliminar