quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fátima, Futebol, Fado

Passados quase 40 anos da instauração de um regíme democrático no nosso país, devo confessar que me faz alguma espécie que, quando temos algum assomo patriótico seja a esta troika bafienta que recorremos para exaltar o amor-próprio pátrio. O exemplo mais recente é o videozinho abaixo. 


Obra de uma agência de comunicação não identificada (pelo menos que eu saiba) e na linha de um outro video que à tempos surgiu para tentar meter na linha os sacanas dos finlandeses que andavam a querer lixar a malta, este agora, em mais um assomo de patriotismo neo-indignado propôe-se mandar a Moody's à Moody, dando a conhecer a esses energumenos do rating que Portugal tem muita e boa coisa de que se pode orgulhar, desafiando, à má fila, os senhores do rating a atribuir um dito cujo rating a tudo de bom que Portugal possui. E pergunto eu: Que tem assim Portugal de tão especial que possa atirar à cara desses gringo? Nem mais nem menos do que a serenidade de Fátima, altar do mundo, o carisma sensual de Mourinho, o gajo especial de corrida e, last but not least, a Srª Dª Amália, coitadinha, que já depois de falecida se tem que prestar a estes preparos.

Não sei se sou só eu, mas isto soa-me tanto a patriotismo bacoco scolariano que tresanda. Já sei que falar coisas como estas me traz muitos epítetos, dos quais "antí-patriótico" é o mais simpático. Não me importo, prefiro ser patriota da maneira mais difícil, sem bandeirinha na janela, mas com o país no coração.

Como disse desconheço a agência responsável, mas seja lá quem for deve ter mais cuidado com os criativos que emprega, é que qualquer dia arrisca-se a ter um processo por plágio metido pelos descendentes de António Ferro.

É tudo

J.A. de VCG e S.

Sem comentários:

Enviar um comentário